![]() |
Leão Neto do Carmo, o primeiro presidente |
Nascido em Uberaba (MG), em 7 de março de 1932, faleceu em Campo Grande, em 15 de janeiro de 1991, o desembargador Leão Neto do Carmo, primeiro presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.
Iniciou a advocacia em Cuiabá, onde foi professor universitário. Em 1960 foi nomeado juiz substituto para a comarca de Corumbá. Em 1961 ingressou na magistratura por concurso, sendo designado para a comarca de Miranda, sendo promovido três anos depois para a comarca de Campo Grande. Em 1966 é nomeado desembargador. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso chegou à presidência (1968).
Em 1977, com a divisão do Estado, faz opção por Mato Grosso do Sul e torna-se o primeiro presidente do Tribunal de Justiça que teve a seguinte composição: Jesus de Oliveira Sobrinho, Sergio Martins Sobrinho (vindos de Cuiabá) e Rui Garcia Dias.
Uma das ruas do Parque dos Poderes e o edifício do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul têm o seu nome.
FONTE: Hildebrando Campestrini, Leão Neto do Carmo, in Série Campo Grande, Personalidades, Funcesp/Arca, Campo Grande, 2004, página 93.
Comentários
Postar um comentário