![]() |
Acampamento das tropas brasileiras em Coxim (desenho de Taunay) |
Com destino ao rio Negro e a Miranda, a comissão de engenheiros da força expedicionária brasileira, estacionada às margens do Taquari, inicia em 12 de fevereiro de 1866, a exploração do percurso por onde deverá seguir a tropa para dar combate ao exército paraguaio na região fronteiriça. O tenente Taunay, que faz parte dessa comissão, relata:
“A 12 de fevereiro de 1866 partimos, pois, e atravessamos o rio Taquari, deixando para sempre o Coxim, onde tanto e tanto sofri de melancolia e desânimo.
Nenhuma lembrança grata me prende a este lugar, a não ser as horas em que escrevi e li, com certa ufania, ao Juvêncio, alguns rascunhos literários, O Casamento de Ferrugem e o primeiro ato de uma comédia, A dedicação de Zopyro e que mereceram de meu ouvinte grandes elogios. (...)
Logo que comecei a viajar, achei-me outro e, bem me recordo, dormi otimamente, nessa noite de 12 de fevereiro, do outro lado do Taquari, junto a um afluente do Coxim, de onde ainda ouvimos os clarins e cornetas do acampamento.”
FONTE: Taunay, Em Mato Grosso invadido, Companhia Melhoramentos, São Paulo, sd. Página 12.
Comentários
Postar um comentário